25/06/2018

REQUER OFICIAR AO SR. PREFEITO MUNICIPAL, SOLICITANDO INFORMAÇÕES RELATIVAS AS OBRAS DO NOVO SISTEMA DE DRENAGEM NAS PROXIMIDADES DO CLUBE UNIÃO.

REQUERIMENTO Nº. /2018.


REQUEIRO à Mesa, nos termos do § 1°, do artigo 18 e inciso VII, do artigo 72 da Lei Orgânica do Município de Barretos, ouvido o douto Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja oficiado ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, solicitando-lhe providências dos departamentos competentes que encaminhe as seguintes informações a esta Casa de Leis:


1. O cronograma das obras do novo sistema de drenagem nas proximidades do Clube União, nos trechos das Avenidas 39, 41, 43, com as Ruas 20 e 22, contempla o alargamento da calha do córrego São Sebastião, em toda a sua extensão, no qual será desaguado o fluxo do sistema de drenagem em tela?


2. Em caso negativo, quais ações constam no cronograma de drenagem com o intuito de evitar que as águas pluviais captadas pelo sistema de drenagem em questão, que conta com duas linhas de tubulação com secção de 1,5 metros cada uma, caixas de interligação e galerias pluviais não venham a congestionar o fluxo de água do Córrego que possui calha estreita em alguns pontos, fato que pode causar alagamento em trechos posteriores às obras em razão desse afunilamento da vazão?


Justifico que, com o intuito de resolver o grande problema de alagamento em períodos chuvosos que atinge um extenso quadrilátero de nossa cidade que vai desde a Avenida 51, com a Rua 28 até a Avenida 39, com as Ruas 22 e 20; e que tem o seu ponto mais intenso na Avenida 43, entre as Ruas 20 e 24, o Executivo, através de recursos do Governo Estadual com contrapartida do município, iniciou as obras do novo sistema de drenagem deste local.


Ressalto que atualmente estão sendo realizados trabalhos de perfuração e instalação de tubulações e caixa de interligações no trecho que compreende as Avenidas 39 e 43 com as Ruas 20 e 22. Tendo em vista que, para evitar maiores transtornos causados aos munícipes em virtude das interdições de trânsito, a execução das obras do cronograma foi dividida em quatro etapas, este Edil questiona sobre as medidas que serão adotadas nas próximas etapas de trabalho com o objetivo de adequar a calha do córrego São Sebastião, em toda a sua extensão, para receber o escoamento deste sistema de drenagem, pois; hoje tal calha é muito estreita em alguns trechos e, se não houver o seu alargamento ou a implementação de qualquer outra medida a fim de dar condições de fluidez ao córrego em questão proporcional ao volume a mais de água que será escoada ali, os alagamentos que por anos ocorreram, em especial na Avenida 43, entre as Ruas 20 e 22, ocorrerão ao longo o curso do Córrego São Sebastião, apenas transferindo o problema de um local para outro.


Sala das Sessões Vereador Ruy Menezes, aos 20 de junho de 2018.