11/03/2019

REQUER OFICIAR AO SR. PREFEITO MUNICIPAL, SOLICITANDO INFORMAÇÕES RELATIVAS AO RISCO DE QUEDA DOS EUCALIPTOS LOCALIZADOS ENTRE A VIA DE ACESSO DR. GUILHERME SERAPHICO DE ASSIS CARVALHO E A RUA MÁRIO PETRONI.

REQUERIMENTO Nº. 184/2019.


REQUEIRO à Mesa, nos termos do § 1°, do artigo 18 e inciso VII, do artigo 72 da Lei Orgânica do Município de Barretos, ouvido o douto Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja oficiado ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, solicitando-lhe providências dos departamentos competentes, visando encaminhar as seguintes informações a esta Casa de Leis:


1. A Administração Municipal tem ciência de que alguns eucaliptos localizados entre a Via de Acesso Dr. Guilherme Seraphico de Assis Carvalho e a Rua Mário Petroni apresentam risco de queda devido certa inclinação, e com a incidência de temporais ou ventos aumenta a probabilidade de queda dessas árvores, fato que coloca em risco a vida da população que transita pelo local, moradores da localidade, residências e indústrias?


2. Quando será procedido o corte dos eucaliptos, como medida de segurança para a população?


3. Em caso negativo, o que inviabiliza a adoção da medida pleiteada?


Ressalto que a Via de Acesso Dr. Guilherme Seraphico de Assis Carvalho e a Rua Mário Petroni apresentam muitas residências em toda a sua extensão, bem como grande e constante movimento de veículos por interligar a cidade de Barretos à Rodovia Assis Chateaubriand, a Zona de Uso Diversificado Pedro Pinto Paixão e aos Bairros Zequinha Amêndola, Dom Bosco e Jardim dos Coqueiros. Alguns eucaliptos localizados entre as referidas vias apresentam risco de queda devido certa inclinação, e com a incidência de temporais ou ventos aumenta a probabilidade de queda dessas árvores, fato que coloca em risco a vida da população que transita pelo local, moradores da localidade, residências e indústrias.


Ressalto, ainda, que as árvores são uma parte importante do nosso planeta, todavia, elas podem ser perigosas quando estão com as raízes/galhos podres. Além de que as árvores poderão cair sobre os cabos de redes elétricas causando sérias consequências. Elas não apenas poderão machucar alguém ou danificar alguma propriedade próxima, mas poderão causar a interrupção nos serviços de utilidade pública, incêndios e outros danos. Os cabos atingidos continuarão conduzindo eletricidade e serão especialmente perigosos. Uma árvore com potencial de queda sobre um condutor de eletricidade representa uma situação de risco muito sério.


Considerando a gravidade do problema em tela, este Edil solicita as informações acima elencadas, tendo em vista as inúmeras solicitações dos munícipes que moram nas proximidades, bem como os que ali transitam e alegam o risco de queda de alguns eucaliptos. A adoção da medida supracitada se faz urgentemente e necessária, visando proporcionar maior segurança à população e evitar que acidentes graves venham a acontecer no supracitado local.


Sala das Sessões Vereador Ruy Menezes, aos 7 de março de 2019.