06/12/2017

Barretos atinge 12,19% de cobertura vegetal

Informações são da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente

Créditos: ACIB

Em resposta ao requerimento de autoria do vereador Paulo Correa (PR), o secretário municipal de agricultura e meio ambiente Marco Antônio, informou que a cobertura vegetal do município de Barretos atingiu uma projeção de 12,19% no ano de 2016, o levantamento utilizou imagens de satélite que aliado a um software de informação geográfica (MultiSpec), forneceu dados sólidos. De acordo com o secretário, em 2009, a Administração Municipal não possuía nenhuma informação sobre o percentual de cobertura na cidade, em 2011, foi realizado estudo em parceria com a Unifeb utilizando ferramentas estatísticas, onde foi alcançado o percentual de 2,40% de cobertura vegetal na área urbana, um aumento de 9,79% em cinco anos.


Lei


A lei municipal 4.342, de 17 de maio de 2010, de autoria do vereador Paulo Correa, dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias fornecerem mudas de árvores a cada carro vendido. A partir de 2010, ano a ano, as concessionárias tem fornecido mudas de árvores à secretaria municipal de agricultura e meio ambiente, e segundo Marco Antônio, nos anos de 2015 e 2016, foram entregues pelas concessionárias ao viveiro municipal a quantia de 3.436 mudas referentes à venda de veículos. As mudas foram utilizadas em projetos da Administração Municipal, doação, reflorestamento de nascentes e APP’s, áreas verdes, prédios públicos e canteiros centrais.


“É uma lei simples, mas que tem impacto ambiental significativo na vida das pessoas, essa medida tem contribuído ao longo dos anos para aumentar o espaço verde do município de Barretos”, disse Paulo Correa.

Veja também...

MAIS MATÉRIAS